YAKISSOBA

YAKISSOBA - OBA!

Já que tiramos o dia para falar de macarrão, que tal um prato chinês, adaptado ao gosto brasileiro? Como leva macarrão, decidi incluir no dia "da massa" :-p
Primeiro, queria falar sobre os pulos do gato desse prato:

Dica n. 1: a massa tem que ser específica. Tem várias marcas no mercado, do tipo miojo, do tipo talharim chinês. Escolha sempre uma massa própria. Sugiro essa da foto:



Dica n. 2: a panela certa ajuda no produção correta. Tenha uma woki... se não tiver, use pelo menos uma frigideira grande, em que possa grelhar os ingredientes sem deixar com jeito encharcado. Os legumes devem ser fritos, meio al dente, e as carnes, apenas grelhadas e com umidade própria. No mercado existem vários tipos de woki... procure, pq vai ser mto útil. Foto da minha  (tenho de dois tipos, mas vou postar essa):



Dica n. 3. os legumes do yakissoba podem ser: vagem, cenoura, repolho, acelga, brócolis, couve-flor, mas cebola e pimentão são obrigatórios. Sugiro, por praticidade, um pacote de legumes já prontos que se vende nos mercados. Normalmente gosto de picar os legumes da minha preferência, mas hoje decidi testar um pacote pronto e não ficou ruim. Veja foto:


Na receita do yakissoba teremos várias fotos para visualizar bem como se faz:

Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande cortada em tiras
1 pimentão verde ou vermelho em tiras
1 cenoura em tiras ou lascas
Talos de couve-flor, brócolis e acelga (ou repolho) cortados gdes
sal
1 x. de molho shoyo
2 colheres de sopa de maizena
1 colher de sopa de açúcar
1 pacote de 500 g de macarrão próprio para yakissoba
300 g de carne cortada bem fininha em tiras (frango, boi, porco ou camarão)

Passo 1: Aqueça 2 colheres de óleo na yoki e jogue a carne. A carne deve ser temperada apenas com sal e pimenta do reino moída. Deixar grelhar sem secar. Reserve no canto da panela.


Passo 2. Na mesma panela, doure a cebola sem deixar mto mole e jogue o pimentão em tiras. Apenas misture e em seguida , junte o restante dos legumes. Mexa e deixe grelhar sem cozinhar muito.


Passo 3. Adicione açúcar, sal e 1 xícara de shoyo misturado com a maizena. Junte a carne e mexa tudo deixando ferver. Junte a massa cozida al dente Misture bem e se gostar, jogue gengerlim ou amendoim torrado sem casca. Dá um toque especial.



Prato pronto para servir. Adquira hashi para servir! Fica chic!!!











Hashi com suporte para facilitar a vida de quem vai comer o yakissoba!

Macarrão com calabresa

Macarrão à putanesca (à moda Angel)

De novo! Hoje me inspirei com as massas. Vou postar outra receita que reinventei. Outro dia comi macarrão à putanesca numa casa de massas e não sosseguei enquanto não fiz em casa. Como to com inspiração para massas, vou postar a segunda receita de macarrão hoje. E quem sabe vem outra receita, pq decidi fazer YAKISSOBA pro almoço de domingo. 

Primeiro passo: igual a receita anterior. Cozinhe a massa spaguetti (da Barilla de preferência) e reserve.
Faça o molho, que é super fácil e prático.

Ingredientes:
1 linguiça calabresa sem a pele e triturada no multiprocessador ou mixer (vide dica).
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
pimenta a gosto (do reino moída, branca ou calabresa)
sal a gosto
1 colher (sopa) de margarina ou azeite
1 xícara de queijo minas ralado ou parmesão

Numa panela, coloque 1 colher de sopa de azeite e doure a linguiça processada.
Retire e frite a cebola, o alho e adicione a pimenta e sal. Adicione a linguiça frita, misture os ingredientes e adicione a massa já cozida. Coloque uma xícara de queijo minas curado ralado grosso ou parmesão ralado.
Misture tudo e por fim, se gostar, manjericão fresco picadinho.











Macarrão - à moda da Angel

Macarrão

Vamos combinar gente: tem comida mais prática, rápida e fácil de fazer do que macarrão? Uma boa massa, ingredientes simples e que agradam todo mundo... acho que por isso é tão bom - de fazer e de comer ;))
Hoje vou postar uma receita de macarrão que inventei e que agradou a gregos e baianos. Sim, porque tinha pimenta... :-p
Uma dica: na hora de fazer um bom macarrão, a escolha da massa é muito importante. Ela garante o sucesso da receita. Vou sugerir a massa que tenho usado e indico porque o custo/benefício valem a pena: Barilla. É importada, mas tem em todo mercado. É um pouco mais cara que as marcas nacionais, mas garanto que não vão se arrepender de usar. Tem diversos tipos: spaghetoni, tagliarin, penne, bavette, e tem até massa para lasanha (já fiz e rende bastante). É pra usar e abusar!


Vamos a receita do Macarrão à moda da Angel



Ferva  1 e 1/2 litro de água com fio de azeite, 1 colher de sal e uma pitada de açafrão (pra quem gosta de uma corzinha na massa, mas é dispensável). Quando ferver, junte a massa e deixe cozinhar al dente.
Enquanto isso, prepare o molho:

Ingredientes:

1/5 kg de linguiça grossa de frango picada grosseiramente (vc pode usar linguiça calabresa tambem)
1 tomate picadinho
1/2 cebola picada
1 dente de alho socado ou picado
Pitada de pimenta calabresa ou dedo de moça picadinha (a gosto - 1 colher chá é suficiente)
manjericão ou salsa picada (1 colher de sopa)
meia caixa de polpa de tomate
sal a gosto

Numa panela, coloque 2 colheres de sopa de óleo ou azeite e doure as linguiças. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, coloque a cebola para dourar, depois coloque o alho, mexa e adicione o tomate. Espere cozinhar e adicione a pimenta, a polpa de tomate, a linguiça frita e o restante dos temperos. Deixe ficar grosso o molho.

Escorra a massa já cozida, coloque em potes de servir caldo, junte uma concha de molho e sapique queijo ralado. Hummmm. mto bom ;))

Compartilhando alegria!

Olá, amigos e visitantes!

Todo mundo que é metido a cozinheiro, gosta de utensílios de cozinha e das novidades que existem para nos enlouquecer. A gente tem muita paixão também por produtos fresquinhos, de feira, sem agrotóxicos. Nada melhor que comida bem feita, quando a gente usa ingredientes diretos da horta. Temperos frescos!!! Nem fala, dá um sabor e um toque especial a qualquer prato.
Hoje queria compartilhar com vocês duas coizitas que me deram muita alegria esses dias.
N. 1 - uma panela sem cabo plástico
que trouxe na mala (acreditem) de uma viagem recente que fiz. Ninguem queria acreditar que eu tinha trazido uma panela na mala. Mas... fazer o que? Quando eu vi, pensei: caramba... é tão dificil de achar uma assim em Brasilia...e o precinho tava ótimo! Não pensei duas vezes. A foto da minha frigideira linda pra fazer pratos que a gente só doura e termina de cozinhar no forno, como o frango jamaicano do Chuck. Um luxo... 






N. 2 - temperos e ingredientes frescos:
não quero fazer inveja, mas eu tenho uma hortinha!! Eu me dei o luxo de morar em casa e com a ajuda da minha amiga Francimar (secretária), estou conseguindo cultivar temperos frescos. Hoje vou postar a foto dos tomates que colhi e do maracujá doce. O suco dele é muito gostoso e dá pra fazer um super molho para acompanhar salmão.Por ser doce, esse maracujá não é tão ácido e tem um cheiro delicioso. A gente come com colher e o formato de mamão papaya faz dele um super ingrediente! O tomate é tipo cereja, chamado de california por alguns. Ele tem o formato do tomate italiano e não é tão ácido como o cereja. Olha que lindo!!!!