Salmão defumado


Desde que vi o Chuck (nosso chef canadense, do canal GNT) fazer essa receita, enlouqueci. Enquanto não fiz, não sosseguei.

Enfim, ganhei o defumador (navio de bambu), fui atrás da lenha e numa manhã de sábado, me aventurei.

Confesso que o resultado podia ter ficado melhor, se eu tivesse conseguido cortar a madeira em lascas e usado o tipo que ele indicou. Mas, infelizmente, na nossa cidade temos poucas lojas especializadas... 
Bom, depois do esforço, valeu a pena!

Ingredientes

6 postas de salmão com a pele (média de uma posta por pessoa)
obs. Peça para o peixeiro cortar o salmão inteiro em duas postas, com a pele. Peça para retirar apenas a cabeça e a espinha central.

1 xícara de açúcar mascavo escuro (usei o claro e acho que a tonalidade ficaria melhor com o escuro)
1 xícara de açúcar comum
3 colheres de sopa de sal grosso
3 xícaras de chá de água quente
2 xícaras de lascas de madeira (para lareira) ou de castanha (usei do Pará)
1/2 xícara de água fria (para molhar a madeira)
2 pedaços de papel alumínio para forrar a panela

1. Inicie o processo deixando o salmão na salmoura de um dia para o outro. Faça assim: coloque numa vasilha com tampa o açúcar mascavo e o comum, adicione o sal e coloque a água. Misture bem e deixe o salmão virado com a pele para cima na salmoura. Cuide para que fique todo coberto. Reserve.







No dia seguinte, retire o peixe da salmoura e enxague rapidamente para retirar o excesso de sal. Deixe sobre uma grelha, com a pele voltada para baixo até secar. Ao tocar com os dedos, deve ter a sensação de que não está úmido (em dias quentes, uma hora é suficiente). Reserve.




2. Coloque uma panela grande (tipo wok) no fogo, já coberto o seu interior com o papel alumínio. 

3. Adicione as lascas de madeira ou as castanhas (usei os dois) e aumente o fogo da panela. Coloque a 1/2 x de água sobre as lascas.




4. Coloque o peixe dentro do defumador (foto abaixo) e com cuidado, coloque-o sobre as lascas de madeira, com a pele virada para cima. 
obs. Você pode encontrar o defumador em lojas especializadas em utensílios importados (em Brasília, você encontra na La Palma, seção de comida Tailandesa).

5. Tampe o defumador e cozinhe por mais ou menos 1 hora, até perceber que o peixe está cozido. 






Atenção: vai gerar fumaça na cozinha, mas faz parte do processo. Se usar castanha ou dependendo do tipo da madeira, pode ficar um cheiro mais forte, mas também faz parte. 

Outro detalhe, se gostar de um peixe mais sequinho e com jeito de assado, leve as postas para assar por uns 15 minutos no forno alto, só para ficar mais dourado. Se preferir o peixe mais molinho, com jeito de comida japonesa, sirva logo em seguida.

Bom, eu não me importo com esses pequenos incômodos, porque o prazer de fazer um salmão defumado em casa, NÃO TEM PREÇO!!!

Sirva com uma linda salada, temperada com molho vinagrete de maçã (próximo post).













0 comentários:

Postar um comentário