Google+ Followers

Dobradinha - receita infalível da mamãe

Esse é daquele tipo de comida que se "ama" ou "odeia".

Eu amo porque desde criança eu comia e, até hoje, quando peço pra mamãe fazer. E a receita da minha mãe é muito boa, dá certo e até quem tem preconceito, aprendeu a comer e a gostar.

O segredo é retirar todo o cheiro da dobradinha... e a dica é bem simples. Lavar com bastante suco de limão, e deixar de molho com um pouco de suco, água e sal. Escorrer e preparar.

Ingredientes

600 g de dobradinha já cortadinha
suco de 2 limões (para limpar a dobradinha)
sal a gosto
100 g de bacon
1 linguiça paio ou calabresa fatiada
3 dentes de alho amassados
pimenta calabresa a gosto
1 tomate picado
2 cebolas pequenas picada ou 1 grande
cheiro verde a gosto
250 g de feijão branco (deixe de molho na véspera)
2 folhas de louro
4 batatas inglesa cortadas e pré-cozidas

Modo de fazer

1. Coloque a dobradinha já limpa (vide dica acima) numa panela com água para ferventar. Quando a água ferver, deixe uns 5/8 minutos e desligue. Escorra e reserve. Esse processo ajuda a tirar todo o cheiro característico da dobradinha.

2. Enquanto isso, coloque o feijão para cozinhar com o louro e uma pitada de sal. Não deixe cozinhar muito, deixe os grãos inteiros. Reserve.

3. Numa outra panela, coloque o bacon e a linguiça picadas e deixe fritar na própria gordura. Depois de fritos, retire e reserve. Na mesma panela, frite o alho, a cebola e o tomate. 

4. Adicione a dobradinha, o bacon, a linguiça e a pimenta. Acrescente sal a gosto e misture tudo. Adicione um pouco de água e leve para cozinhar até que fique macia. Se tiver pressa, pode usar panela de pressão.

5. Depois de cozida, acrescente as batatas pré-cozidas, o cheiro verde e o feijão e deixe cozinhar mais até que tudo esteja bem cozido.

6. Sirva quente com arroz branco. Coloque molho de pimenta para servir junto!







0 comentários:

Postar um comentário