Lombo de porco com molho de ervas frescas e laranja


Eu tinha um certo preconceito com lombo de porco porque acho a carne meio seca. Mas aprendi que devemos comprar peças pequenas, de preferência até 1 kg...são mais tenras e não ressecam. 

Fiz o teste e é verdade... por isso decidi fazer um molho de ervas frescas com suco de laranja. Experimente também usar suco de uva branca... delicinha :))

Ingredientes

1 peça de lombo suíno de no máximo 1 kg
2 dentes de alho amassados
pitada de pimenta do reino branca 
sal a gosto
suco de 2 laranjas (uma para deglacear*)
ramos de alecrim, tomilho, orégano e manjericão frescos (se não tiver algum destes, não deixe de fazer - use o seco mesmo)
1 colher de sopa de margarina
+- 1 copo de água 
1/2 xícara de suco de uva branca ou vinho branco 
1 colher de chá de maizena

Deglacear - do francês “Déglacer” a deglaçage (deglacear) é a ação de acrescentar um meio líquido (água, vinho, sucos, fundos e afins) em uma panela ou assadeira com a finalidade de desprender e reidratar parte dos sucos, líquidos e gorduras proveniente dos alimentos assados ou salteados e assim acrescentar mais sabor ao líquido resultante, que poderá entrar na preparação do alimento em questão. É a ação oposta do “glacer” (formação do glace).
http://diariodochef.com.br/glossario/

















Modo de fazer

1. Tempere o lombo com o alho, sal, pimenta e deixe marinar umas 3 horas antes do preparo.

2. Aqueça a margarina numa refratária que vai ao forno (se não tiver, use um tabuleiro pequeno) e coloque o lombo para grelhar dos dois lados até ficar dourado.

3. Na mesma vasilha, adicione as ervas frescas e em seguida jogue, aos poucos, o suco de 1 laranja e a água para deglacear (Vide explicação acima).

4. Quando estiver fervendo esse líquido, leve a carne ao forno para assar até que fique macia (+- 30 min, dependendo do forno).

5. Retire do forno, coloque a carne numa travessa e fatie. Reserve.


6. Pegue a mesma travessa em que assou o lombo, devolva ao fogo e faça o segundo processo de deglacear. Dessa vez, adicione o suco da outra laranja e o suco ou vinho, misturados com a maizena. Mexa bem até ficar mais encorpado.

7. Coe essa mistura e jogue o caldo por cima da carne fatiada. Sirva quente. 

Sugestão: use uvas brancas cortadas ao meio, sem semente, ou raminhos de alecrim fresco para decorar.


0 comentários:

Postar um comentário