Google+ Followers

Escondidinho tradicional

Hoje em dia tem várias receitas de escondidinho. Com mandioca, com batata baroa, batata inglesa, abóbora... de carne seca, de camarão, carne moída, frango, enfim... infinitas opções. 

Vale a pena apostar em misturar 2 tipos de verdura: adoro a combinação de mandioca com batata baroa e de batatinha com abóbora.

Essa receita é a mais conhecida e tradicional, por isso escolhi em homenagem aos iniciados na arte culinária.

Ingredientes

1 kg de mandioca (ou aipim)
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 copo de leite
sal  a gosto
1 copo de requeijão cremoso
400 g de carne seca desfiada - charque
obs. hoje encontramos em qualquer supermercado o charque já desfiado e dessalgado - eu recomendo, é boa
Veja abaixo a foto de uma das marcas:


50 g de bacon picado
1 tomate sem semente picado
4 colheres de sopa de cheiro verde
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
molho de pimenta ou pimenta dedo de moça a gosto
queijo parmesão ralado a gosto



Modo de fazer

1. Primeiro cozinhe a carne seca já dessalgada, em panela de pressão, até ficar molinha. Desfie e reserve. Se for usar o charque já pronto, dispense essa etapa.

2. Numa panela ou frigideira grande, coloque o óleo para aquecer e em seguida adicione o bacon. Deixe fritar um pouco e depois coloque a cebola, tomate, alho e pimenta.



3. Coloque a carne desfiada e uma colher de margarina. Deixe derreter. Acrescente o cheiro verde picado. Prove o sal, se for necessário, adicione mais um pouco. Reserve.


4. Enquanto isso, leve a mandioca para cozinhar em panela de pressão com sal e um pouco de água. Depois de cozida, escorra e passe pelo espremedor. 

5. Coloque a mandioca numa vasilha e adicione o leite, 1 colher de sopa de margarina, o creme de leite sem soro e prove o sal. Mexa bem até virar um purê mais consistente.

6. Numa travessa, monte o prato. Coloque uma camada de purê, o molho de carne seca, 1 copo de requeijão e por último o purê. Finalize com queijo parmesão ralado a gosto.

7. Leve para assar em forno preaquecido e sirva quente.


0 comentários:

Postar um comentário