Escondidinho tradicional

Hoje em dia tem várias receitas de escondidinho. Com mandioca, com batata baroa, batata inglesa, abóbora... de carne seca, de camarão, carne moída, frango, enfim... infinitas opções. 

Vale a pena apostar em misturar 2 tipos de verdura: adoro a combinação de mandioca com batata baroa e de batatinha com abóbora.

Essa receita é a mais conhecida e tradicional, por isso escolhi em homenagem aos iniciados na arte culinária.

Ingredientes

1 kg de mandioca (ou aipim)
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 copo de leite
sal  a gosto
1 copo de requeijão cremoso
400 g de carne seca desfiada - charque
obs. hoje encontramos em qualquer supermercado o charque já desfiado e dessalgado - eu recomendo, é boa
Veja abaixo a foto de uma das marcas:


50 g de bacon picado
1 tomate sem semente picado
4 colheres de sopa de cheiro verde
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
molho de pimenta ou pimenta dedo de moça a gosto
queijo parmesão ralado a gosto



Modo de fazer

1. Primeiro cozinhe a carne seca já dessalgada, em panela de pressão, até ficar molinha. Desfie e reserve. Se for usar o charque já pronto, dispense essa etapa.

2. Numa panela ou frigideira grande, coloque o óleo para aquecer e em seguida adicione o bacon. Deixe fritar um pouco e depois coloque a cebola, tomate, alho e pimenta.



3. Coloque a carne desfiada e uma colher de margarina. Deixe derreter. Acrescente o cheiro verde picado. Prove o sal, se for necessário, adicione mais um pouco. Reserve.


4. Enquanto isso, leve a mandioca para cozinhar em panela de pressão com sal e um pouco de água. Depois de cozida, escorra e passe pelo espremedor. 

5. Coloque a mandioca numa vasilha e adicione o leite, 1 colher de sopa de margarina, o creme de leite sem soro e prove o sal. Mexa bem até virar um purê mais consistente.

6. Numa travessa, monte o prato. Coloque uma camada de purê, o molho de carne seca, 1 copo de requeijão e por último o purê. Finalize com queijo parmesão ralado a gosto.

7. Leve para assar em forno preaquecido e sirva quente.


0 comentários:

Postar um comentário