Geleia de goiaba

Eu tenho paixão por geleias e doces feitos em casa. Na minha opinião, nada substitui o gosto de qualquer comidinha feita na nossa casa, ainda mais quando tem carinho no ingrediente.

Essa geleia de goiaba lembra a minha infância, quando a minha tia Lina fazia tachos enorrrrmes desse doce. E a goiaba era da chácara onde ela morava.

Hoje a gente não tem essa regalia, mas ainda assim, compramos a fruta na feira e tentamos dar o toque pessoal para tornar a geleia bem caseira e saborosa.

Tem uma dica para a quantidade de açúcar. Para cada copo de polpa da fruta, utilize 1 copo (menos 2 dedos) de açúcar.

Ingredientes

1 kg de goiaba
açúcar quanto baste
1 colher de sopa de suco de limão

Modo de fazer

1. Descasque as frutas. Parta ao meio, retire o miolo com sementes. Reserve as goiabas sem a semente para fazer compota (algumas pessoas utilizam para fazer a geleia, mas só com a semente fica mais vermelhinha).

2. Bata no liquidificador as sementes com um pouquinho de água, suficiente para bater.

3. Peneire a polpa e verifique quanto rendeu. Para cada copo ou xícara de polpa, use a mesma medida menos 2 dedos de açúcar.

4. Coloque a polpa e açúcar numa panela, misture a adicione 1 colher de suco de limão (ajuda a dar o ponto).

5. Leve ao fogo e vá mexendo com colher de pau até borbulhar.



O ponto é uma questão mais de prática do que técnica, mas costumo usar o ponto de bala mole. 
Você pode colocar um pouquinho da geleia num pires e deixe esfriar para ver o ponto.

6. Depois de fria, coloque o doce em potes de vidro esterelizados e guarde em geladeira.






0 comentários:

Postar um comentário