Clafoutis de morango

O nome pode parecer complicado, mas o modo de fazer é super fácil. 
Inclusive vou postar aqui uma tradução do que vem a ser essa sobremesa, retirada do blog "No cantinho da cozinha": 

É um sobremesa da região de Limousin, na França. Consiste em cerejas negras arrumadas em uma travessa untada  cobertas com uma massa grossa. Como regra, as cerejas não são desencaroçadas, mas simplesmente lavadas e colocadas, pois o miolo delas adiciona sabor à massa durante o cozimento. A Academia francesas, definiu clafoutis como "um tipo de flan de fruta", porém deparou com protestos dos habitantes de Limoges e mudou a definição para um "bolo com cerejas negras". No entanto, há numerosas variações usando cerejas vermelhas e outras frutas. A palavra deriva do dialeto provinciano clafir (to fill = preencher).
http://nocantinhodacozinha.blogspot.com/2011/06/clafoutis-de-morango.html



Vi essa receita num site e não anotei o nome, acho que foi do uol. Daí adaptei e sugiro como uma sobremesa ou para lanche.

Ingredientes

1/2 caixa de morangos picados
200 ml de creme de leite
3 ovos
5 colheres de açúcar refinado
2 colheres de farinha de trigo
pitada de fermento em pó

Numa tigela, bata com um fouet ou um batedor os ovos, o creme de leite e o açúcar. Adicione a farinha e o fermento e misture levemente. Coloque numa refratária untada com margarinha, distribua os morangos picados e leve para assar até dourar (forno 200 graus, por uns 30 min). 
Depois de assado, peneire açúcar de confeiteiro por cima e sirva em seguida.
Pode ser assada em porções menores em tigelas pequenas (ramequins). Sorvete de chocolate ou de creme acompanhando, melhor ainda!!!






0 comentários:

Postar um comentário