Pizza caseira

A gente sabe que pizza feita em casa não fica igual à da pizzaria. Sim, mas tem a vantagem de vc reunir amigos e comportilhar de um momento sem igual: fazer pizzas conforme o gosto de cada um e ainda por cima, saborear o queijo quentinho derretendo... isso "não tem preço"!


Essa massa é tão antiga que nem lembro quando a fiz pela primeira vez, mas sempre funciona. Foi cedida por uma prima carioca.

Pizza de atum


Ingredientes da massa


1 ovo
1 copo de leite morno
1 colher de sopa de açúcar
3 xícaras + - de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa (ou 1 tablete) de fermento biológico para pão
1 colher de sopa de azeite de oliva
sal a gosto


Modo de fazer


Coloque no processador todos os ingredientes e bater (menos a farinha). Junte a farinha de trigo aos poucos, pq o líquido absorve muito rápido.  Continue batendo. Quando sentir que a massa está bem misturada, coloque-a numa bancada e termine de sovar com um pouco de farinha apenas para desgrudar.
Obs. não deixe a massa muito dura para não dificultar quando for abri-la na forma. Use óleo nas mãos se precisar trabalhar sem grudar.


Deixe descansar até +- dobrar de volume.
Divida em três partes a massa. Unte as formas próprias para pizza  com óleo. Pegue uma parte da massa e vá abrindo com a própria mão na forma. Se tiver dificuldade, abra com um rolo de massa e coloque na forma.
Leve para pré-assar em forno pré-aquecido por uns 10 minutos, a ponto de não deixar muito assada, apenas para não ficar crua antes de colocar a cobertura.

Sabor salaminho e cubos de presunto e queijo com azeitonas


Cobertura


1. Coloque molho em cima de cada disco de pizza pré-assada;
2. Distribua uma porção generosa de queijo muzzarela ralado grosso;
3. Coloque a cobertura que desejar: presunto ralado, salaminho, calabresa em fatias finas, atum misturado com molho ao sugo (a preferida lá em casa), azeitona, manjericão, frango desfiado com requeijão catupiry, tomate picado, cebola em rodelas.
Mas nunca se esqueça de salpicar orégano e regar com um pouco de azeite de oliva.
4. Leve para assar em forno bem quente (250 graus) até o queijo derreter.

0 comentários:

Postar um comentário